quinta-feira, 10 de março de 2011


Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA)
Instituto de Psicologia, UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2600, Sala 104 - CEP 90035-003
Porto Alegre RS Brasil

Prezado(a) Psicológo(a),
Prezado(a) Assistente Social:


                 O CEP-RUA está dando continuidade a pesquisa na área do abuso sexual contra crianças e adolescentes, financiada pelo CNPq e FAPERGS. Neste trabalho, conta com o apoio da Seção de Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social.
                 A pesquisa tem como objetivos: 1) capacitar profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social que atuam em serviços e programas de atendimento gratuito para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, através da aplicação de um modelo de intervenção psicossocial, dirigido a meninas e meninos vítimas desta violação de direitos; 2) supervisionar a aplicação deste modelo de intervenção pelos profissionais capacitados.
                 Estamos abrindo 40 vagas. O curso é gratuito e as inscrições devem ser realizadas através do e-mail clappdf@gmail.com entre os dias 21 de fevereiro e 14 de março, impreterivelmente. No e-mail de inscrição deverá ser informado o município, o nome e formação profissional. Deverá ser anexado o curriculum e uma carta de intenções. A coordenação do curso procederá a pré-seleção dos participantes, através de análise dos documentos e entrevistas que ocorrerão em março. Os horários das entrevistas de pré-seleção serão agendados e comunicados por email após as inscrições. O material didático específico será fornecido pelo CEP-RUA. Demais despesas correrão por conta de cada profissional (transporte, alimentação, hospedagem, outros).
                 A participação na pesquisa está condicionada ao consentimento livre e esclarecido dos profissionais inscritos e ao termo de concordância institucional, assinado pelo Gestor. Estes documentos deverão ser entregues na entrevista de pré-seleção.
                 A primeira etapa da pesquisa, será o curso de capacitação. O curso constitui-se por três encontros que ocorrerão no Instituto de Psicologia da UFRGS, em Porto Alegre, nas seguintes datas:

Data das Capacitações
Dia  Mês
30  Abril de 2011
28  Maio de 2011
25  Junho de 2011
                 O horário dos encontros será pela manhã das 9 às 12hs e a tarde das 13h30min às 18hs (sábados manhã e tarde). Os tópicos abordados no curso serão: aspectos conceituais sobre violência sexual - definições, dados epidemiológicos, conseqüências, características da dinâmica familiar, da vítima e do agressor e aspectos jurídicos e da rede de atendimento; diagnóstico de violência sexual e capacitação sobre os instrumentos de avaliação psicológica; e, grupoterapia e técnicas de tratamento para as crianças e famílias.
                 A segunda etapa da pesquisa consiste na supervisão dos profissionais, quando da aplicação do modelo de intervenção psicossocial, com pelo menos, seis meninos e/ou meninas vítimas de abuso sexual. O período para desenvolvimento desta segunda etapa será entre julho e dezembro de 2011. As supervisões serão mensais e também gratuitas aos sábados pela manhã, em datas a confirmar.

Atenciosamente

Luísa F. Habigzang, Clarissa P. P. de Freitas e Sílvia H. Koller
CEP-RUA/UFRGS
Coordenadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário